segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Resenha do Livro: Garotas de Vidro

Sinopse :  “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.” 

Oi gente tudo bom?Que saudade de vocês *-* Faz um tempão que não posto aqui mas não é falta de vontade é falta de tempo e minha vida anda turbulênta nesses últimos anos,mas vamos ao que interessa não? Lia é uma adolescente como outra qualquer,tem problemas com os pais(que são divorciados),preguiça pra estudar,não gosta de esportes,se preocupa com o peso,mas isso difere ela de todos os outros,ela conta minunciosamente todas as calorias de todos os tipos de alimentos e esta com menos de 50 quilos.Depois da morte de sua amiga Cassie ela fica extremamente perturbada,pois haviam brigado e estavam sem se falar.Depois de receber a visita do que ela acha ser o fantasma da Cassie ela fica aterrorizada e mais minunciosa em relação as comidas.Sua mãe que é médica e fica muito preocupada com ela e a tira da casa do seu pai para poder vigiar sua rotina alimentar.Ela tem uma meia irmã,Emma, super fofa que vive perguntando se ela vai morrer(meia irmã por parte de pai).
Impressionate é como Lia acha que cada molécula de gordura que há nela é ruim,há deixa feia e faz mal,que ninguem vai gostar de uma gorda imunda.Do lado de cada comida que ela diz esar comendo tem o tanto de calorias,porque ela já decorou,e quando ela ingeri ela se sente mal e acha que a fará mal.Muito forte e desconcertante o modo como ela acha que se cortar faz bem,que todo o mal dela pode sair naquele corte.Você fica com raiva e enlouquecida quando ela passa mal por não comer e quando alguem tenta convencer a menina a comer,ela é toda revoltada e engana com muita agilidade todo mundo.Tem um pitadinha de romance no livro que decpciona pois não é aquela amor fervoroso,mas não é o tema do livro né? Ele é forte e mostra uma realidade de uma doença em que o enfermo acha que não esta doente e sim com uma coisa que esta encrustada nele e que não quer sair e ele precisa se livrar.De verdade quem acaba se perdendo nesse caminho é muito difícil de voltar ja que é algo que depende dele unicamente,o mundo todo pode ajudar mas não da pra sair dessa sem você querer.Porque quem tem essa doença quer cada vez mais chegar nos 42 quilos,40,36,32,20,10 até o 0 até o "alívio" do mundo.Apesar de todas as coisas meio que obscuras do livro eu achei bastante intrigante e me deu uma lição de vida daquelas.De verdade,recomendo ;)


Um comentário:

  1. Ótimo livro! Fiquei mais do que feliz de ter ganhado ele aqui no blog, e quando terminei de ler foi muito bom mesmo.
    É um livro com uma temática forte e que faz o leitor refletir muito.
    Fiz resenha dele lá no blog tbm, dá uma passada lá dps!
    http://buttercupdegalocha.blogspot.com.br/2012/08/garotas-de-vidro-laurie-halse-anderson.html

    Um beijo
    Bianca - Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir