domingo, 6 de abril de 2014

Resenha do Livro: Olho por Olho

A meu deus, esse vai ser mais um daqueles livros onde a garota popular, atormenta a menina esquisita e tem um baile de primavera ou um jogo de futebol e mais outros clichês. Como eu estava errada…certa? Não, eu não sei mais, espera ai… Eu estava certa sobre o que ia ser o livro, mas estava errada achando que ia ser mais um clichê bobinho. A história é narrada pelo ponto de vista das três personagens: Mary, Kat e Lillia. Cada capítulo uma menina diferente, o que deixa um pouco confuso no começo, pois você ainda não sabe associar muito bem o nome de cada personagem a sua personalidade, então você fica tentando lembrar, ” qual era a loira? Mary ou Lillia? não pera, se eu eliminar a japinha ficam dois nomes para eu descobrir qual é qual… qual o nome da japinha? “. Eu nunca foi uma pessoa muito inteligente, então isso me deixou muito confusa. ” Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…” Lillia é a típica garota popular, com os típicos problemas populares. Kat, a excluída, aquela que não tem medo de ser diferente. Mary, garota nova, com um passado bem sombrio. Três meninas totalmente diferentes, com um propósito igual. Vingança. Elas se juntam para ajudar uma a outra a humilhar seus determinados alvos. E é ai que o desenvolvimento da história começa a ser perceptível. Começamos a ver razões mais profundos pelos quais as vinganças são tão necessárias. Entendemos cada uma das personagens e que ninguém pode ser definido com uma simples palavra, somos todos mais complexos que isso. Nada de rodeios ou partes desnecessárias. Tudo no livro está lá por um motivo, tudo vai sendo construído para termos certas ligações com as coisas ou pessoas que são importantes para as personagens. Você se sente parte do grupo, você quer a vingança tanto quanto elas. Não há muito que falar da história sem spoilers então eu vou falar da escrita que me agradou bastante. Me deixou a sensação que as personagens escreviam o livro já que em algumas partes a escrita era simples e até mal elaborada, certamente feitas dessa forma de propósito para dar essa sensação, pois há inúmeros diálogos e partes narrativas que são escritas de forma impecável. Me agradou mais do que eu gostaria de admitir. Bem diferente e original. E ainda me deixa mais surpresa o fato de serem duas autoras. Nunca li nada escrito por dois autores antes, além de crônicas, e não dá pra saber quem escreveu o que. Mal posso esperar pela continuação, Dente por Dente, pois Olho por Olho terminou com várias perguntas sem respostas e bem estilo cliffhanger.

3 comentários:

  1. Muito bom quando um livro surpreende a gente assim!
    Não conhecia a história, mas fiquei curiosa, tb achei a capa bem bonita!!

    Já estou seguindo o blog no face para não perder nada!!! :)
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã do estilo de livro, mas até curto assistir quando se trata de um filme, tem uns vários filmes com histórias semelhantes - logo, deve ser divertida a narrativa.
    Por outro lado, apesar de ter continuação, não gosto de quando um livro não termina o assunto daquele livro, deixando perguntas sem respostas, por ex.
    Mas que bom que o livro te surpreendeu e que excelente texto o seu. :)

    Grande beijo.
    Aparece lá pelo blog. Tô de volta. :)
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    Sou blogueira e escritora e estou lançando meu primeiro livro pela Amazon entitulado Vingança Mortal. Gostaria de te convidar a conhecer um pouquinho mais do mesmo no link a seguir:
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/07/super-novidade-vinganca-mortal-de.html
    Desde já agradeço a atenção e com certeza retribuirei os comentário.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir